
É com pesar que lamentamos a morte trágica de 3 estudantes e dois motoristas, ocorridas hoje, dia 16/07, em colisão na BR-153, de uma carreta e um ônibus que levava dezenas de estudantes ao congresso da UNE. Leandro Souza Dias, estudante de Farmácia, Ana Letícia Araujo Cordeiro, estudante de Pedagogia, Welfesom Campos Alves, estudante de Produção e Multimídia, todos da UFPA e os motoristas Ademilson Militão de Oliveira e Keyne Laurentino de Oliveira.
Estudantes que escolheram o caminho da luta – ainda que a UNE não seja há muito tempo o lugar onde ela é encontrada – e tem o direito, como todos os estudantes desse país, de procurá-la onde considerarem justo, sem que suas vidas sejam tiradas. Assim como os trabalhadores que perderam suas vidas dirigindo por estradas em péssimo estado, em turnos de trabalho extensivos e desumanos, em um país cujo único motivo para não obter uma malha ferroviária nacional é o interesse do capital estrangeiro por um país subdesenvolvido e a vantagem do atraso, onde as transportadoras encontram seu lucro na superexploração de trabalhadores rodoviários. Vítimas de mais um em centenas de acidentes que acontecem em nosso país, que tem menos de mero acidente e mais de descaso do Estado com a segurança no trabalho e com a vida de nosso povo.
Deixamos aqui nossos sentimentos a família e amigos dos estudantes e dos motoristas vitimados no acidente. Levaremos suas memórias, junto a tantas outras vidas perdidas injustamente, na luta popular e organização dos estudantes e trabalhadores de forma reivindicatória e revolucionária por um país que não permita mais perder vidas no trabalho, na procura de um caminho de luta ou no mais humano direito de viver.




