Republicamos aqui a matéria da Revista Revolução Cultural sobre a comemoração do aniversário do Presidente Mao organizada por nós junto ao MRM e ao Coletivo Escola Popular.
No 132° aniversário de natalício do Presidente Mao Tsetung, no último dia 26/12, o Novo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (Novo MEPR), o Movimento Revolucionário de Mulheres (MRM) e o Coletivo Escola Popular (CEP), realizaram celebração conjunta em sua homenagem. Além de celebrar o natalício do grande timoneiro, também foi pautada a defesa internacionalista da revolução indiana e a sua importância na atualidade.
O dia começou com uma plenária do Movimento Revolucionário de Mulheres, com o objetivo de elevar a organização das mulheres e sua autodefesa. Durante a plenária, as companheiras leram e debateram o texto “Feminicídio, a face extrema do capitalismo” e estrearam a cartilha pela autodefesa das mulheres nos relacionamentos. O material “Companheira, fique atenta a esses comportamentos!” identifica comportamentos abusivos que constam em casos famosos de feminícidios no Brasil, como forma a identificar e se proteger de violências.






Também foi lido e distribuído o documento do Partido Comunista da Índia (Maoista) dos 25° anos do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, cumprindo o dever internacionalista proletário e a defesa da revolução indiana. Enquanto isso, os companheiros faziam os preparativos do almoço e a creche das crianças.



Após isso, o evento seguiu com um almoço e descanso de todos até o momento da comemoração do natalício do Presidente Mao e homenagem do MRM à Camarada Chiang Ching. Esta foi unificada com os 3 movimentos e contou com uma fala da Revista Revolução Cultural sobre os desafios e vitórias do último ano e perspectivas revolucionárias para 2026.



Neste evento, o Novo MEPR apresentou um curto documentário sobre a Revolução Indiana, que vai desde o levante de Naxalbari até o recente martírio do Camarada Basavaraj, secretário geral do partido, e a escolha do Partido por continuar a Guerra Popular Prolongada mesmo após capitulações e traições. Cada movimento teve seu momento de balanço e principalmente de poder explicar aos outros movimentos os principais eventos do ano.

Ao fim do evento, todos cantaram a música Bandeira Rubra em homenagem ao Presidente Mao e comeram um bolo. Foram feitos brindes aos companheiros indianos, as companheiras do Novo MEPR que vanguardearam o rompimento em 2024 e ao esforço de construção do CIAGPI e a atual luta de duas linhas no Movimento Comunista Internacional.

“Abaixo a Operação Kagaar! Stop Kagaar Operation!” do Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular na Índia (CIAGPI), presente durante todo o evento.