
Disponibilizamos no post abaixo o boletim #5 de outubro do Novo MEPR da UFRJ e também os textos que estão nele.


Cotas trans e a fraude no CONSUNI
O CONSUNI é o maior orgão deliberativo da universidade, onde quase tudo que é votado passa por ele para ser aprovado. As votações acontecem em sessões em conjunto para que todas as paulas recebam a devida atenção. Mas a votação da pauta das cotas para pessoas trans e travestis foi posta numa sessão extraordinária, separada das demais, podendo fazer com que seja sumariamente ignorada e sua votação adiada por quórum insuficiente. O plano é claro, adiar mais um ano uma pauta que deveria ter sido votada. É importante e necessário que todos nós, estudantes, nos mobilizemos para ir neste CONSUNI pressionar a aprovação desse projeto, que é um passo importantíssimo, fundamental e, sobretudo, parte de um dever integral dos estudantes. Não julgamos, diferente de tantos outros, que se trate de um “privilégio” ou que as demais cotas já contemplam a maioria da comunidade, e sim o contrário. É uma necessidade, porque a população trans e travesti NÃO TEM direitos que não sejam à morte no Brasil. Lutar por um povo que só tem a si mesmo para se defender, que é tratado como casta nas ruas, e que são vítimas constantes da transfobia, do estupro, da escravidão do sexo ou do trabalho, é e sempre será justo. Chega de fechar os olhos para as injustiças!
DA UFRJ PARA O BRASIL – COTAS TRANS JÁ!
CINEDEBATE UFRJ: Paris is Burning

Acontecerá dia 21/out (terça-feira), às 14 horas, na sala F205 da Faculdade de Letras da UFRJ no Fundão. Exibiremos o documentário “Paris is Burning” (1990) de Jennie Livingston com duração de 76 minutos + debate. O filme trata sobre a cena drag e das vivências da comunidade LGBT nos Estados Unidos dos anos 80’. Além disso, aborda diversos temas que ainda circulam a comunidade.
Todo apoio aos terceirizados!
Na terça, dia 14 de outubro, os trabalhadores da limpeza junto dos estudantes fizeram um ato exigindo o pagamento desses terceirizados. A JP Empresa, empresa responsável pela limpeza na Letras e no JMM (EBA e FAU), embora esteja com o contrato em dia, NÃO PAGA seus funcionários dentro da data – assim como a Nutryenerge (responsável pelos restaurantes universitários) e muitas das demais terceirizadas.
É uma vergonha que na UFRJ, assim como em muitas outras universidades operem empresas com trabalho análogo a escravidão, onde, no caso da JP Empresa, não pagou o retroativo do reajuste salário de ABRIL, a 6 MESES ATRÁS. Sem retroativo, sem FGTS, sem VA e sem receber salário ninguém tem trabalhar! É um completo absurdo que para que qualquer trabalhador, que já não tem acesso ao produto de seu trabalho, tenha que lutar pra receber migalhas, por isso devemos apoiar incondicionalmente todos que lutam pelos seus direitos.
É dever de toda comunidade acadêmica apoiar os trabalhadores terceirizados porque são essenciais, os estudantes e demais trabalhadores e docentes devem aderir à essa luta para que esses trabalhadores tenham força e apoio de todos e demonstrar que não estão sozinhos.
Denunciar por todos os meios a genocida Operação Kagaar!
Camarada Basavaraj e os 27 mártires de Mad, até sempre na luta revolucionária!
No dia 21 de maio, o proletariado internacional sofreu um duro golpe com o assassinato do Secretário-Geral do Partido Comunista da Índia (Maoista) em Chattisgarhh, durante um cerco da Operação Kagaar. Operação lançada em 2024 cujo objetivo é eliminar a direção do PCI(M) e os naxalitas – como foram batizados os Maoistas da Índia continuadores do levante de Naxalbari em 1967 – para derrotar a revolução até 2026.
Ao tempo em que lamentamos estes mártires, reafirmamos nossa certeza de que os operários, camponeses e intelectuais progressistas, mas sobretudo os povos originários nas áreas de floresta, a fonte vital da Revolução de Nova Democracia da Índia, seguirão alimentando as fileiras naxalitas com filhos dedicados e capazes como Basavaraj.


Que Fazer? MRM – “Naxalbari vencerá, Gaza vencerá!”
Revista Revolução Cultural — 8/out
Quem tiver interesse em ler o texto da Revista Revolução Cultural que está em nosso boletim pode entrar no link que disponibilizado abaixo: