
Convidamos a todos para o cinedebate que ocorrerá na próxima quinta-feira (28/08) o documentário “Setenta” será exibido como parte da Semana de Ciências Sociais que acontecerá na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), tendo início as 9:00.
“Setenta” (2013) é um documentário com depoimentos de sobreviventes que enfrentaram a ditadura militar no Brasil de armas em mãos. O documentário relata um episódio acontecido em dezembro de 1970, auge da repressão do regime militar fascista, onde um comando da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) sucedeu em sequestrar o embaixador de um estado europeu, nomeado Giovanni Enrico Bucher. Forçados a ceder, os militares tem então de banir 70 comunistas prisioneiros de território brasileiro, que encontram exílio no Chile durante o governo Allende, o que lhes garante uma segurança temporária mas que cedo os colocaria em fuga novamente através da intervenção americana e o golpe que colocou o sanguinário Pinochet no poder.
O emocionante documentário traz as perspectivas dos sobreviventes e mostra as difíceis decisões que jovens revolucionários foram obrigados a tomar motivados pelo acirramento da repressão a democracia por parte de um estado cada vez mais militarizado nos anos 1960, como o distanciamento de filhos, mudanças de cidades, a indesejada fuga da terra natal e outros aspectos de uma vida que foi forçada a ser clandestina pela perseguição de forças imperialistas.