
No dia 28 de março se celebra o dia do Estudante Combatente, em homenagem a Edson Luis estudante secundarista, de 18 anos, que fora assassinado pelo regime militar fascista durante uma manifestação. Durante o protesto que reivindicava a aceleração e o término das obras, melhores condições de higiene, a qualidade da alimentação e a garantia de que todos os estudantes pudessem ter acesso ao restaurante. A polícia invade o Calabouço, nome do restaurante que acontecia a manifestação, e dispara tiros contra os manifestantes, um dos tiros atinge Edson Luis no peito, que acaba tendo a sua vida ceifada. Outro estudante foi atingido e levado para o hospital, porém não resistiu aos ferimentos.
Atualmente, o Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro está na penúltima posição nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Isto significa que, devido as políticas eugenistas de Claudio Castro, os jovens matriculados na educação pública são largados a frequentar escolas com a pior qualidade possível, onde faltam recursos básicos e a estrutura necessária para o desenvolvimento escolar, como a falta da climatização. Nos últimos anos tivemos a aprovação e implementação do Novo Ensino Médio, projeto encabeçado pela extrema direita, que ataca o saber científico e o substitui com “conhecimentos” superficiais e propaganda liberal. Além da redução,do já baixíssimo salário dos professores, bem como ao aumento da carga horária e a imensa repressão aos professores que decidem lutar por seus direitos.
Frente a essa investida reacionária contra a educação, devemos seguir os exemplos de lutadores do povo, como Edson Luís, e lutar para que nossos direitos democráticos sejam garantidos e que nossas condições de estudos melhorem como infraestrutura adequada para salas de aulas, banheiros, refeitórios, espaços para prática de esporte e alimentação de qualidade nas escolas.
EDSON LUIS PRESENTE NA LUTA!
LUTAR NÃO CRIME!
POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!






