Indicamos como documentário para a formação e para cinedebates o documentário “Cidadão Boilesen” de 2009, dirigido por Chaim Litewski. O documentário conta sobre Henning Albert Boilesen, na época presidente do Grupo Ultra – responsável pela Ultragaz – da sua trajetória até justiçamento. O empresário fazia a ligação do regime com os empresários, onde servia como espécie de frente para coletar recursos e apoio. O envolvimento de Boilesen ia de ser presença voluntária nas torturas e cobrança de ingresso para que os empresários também assistissem até ter um instrumento de tortura baseado em seu nome, a “pianola Boilesen”.
Boilesen foi justiçado em 15 de abril de 1971, pelo Comando Devanir José de Carvalho, da Aliança Libertadora Nacional (ALN). O plano foi direto no alvo, pois Boilesen já havia sido reconhecido por outros militantes torturados. Esta ação foi em resposta ao sequestro de Devanir José de Carvalho, o Comandante Henrique, em 5 de abril, seguida de uma brutal tortura e assassinato no dia 7. No dia, a ação foi liderada por Carlos Eugênio da Paz, Clemente, comandante militar da ALN, que vingou o operário e guerrilheiro. Dando uma resposta de peso aos empresários e militares, honrando o sangue tornado em luta do Comandante Henrique.
Neste momento em que se torna público a minuta do golpe e seus atores, é indispensável que todos possam conhecer o passado – e seus desenrolar no presente – do regime militar fascista e sua anistia.
Sobre a minuta do golpe, leia a matéria: O golpe tentado e as tarefas do movimento popular