
Republicamos aqui a nota, do dia 25 de maio de 2025, do Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular na Índia (CIAGPI) sobre o martírio do camarada Basavaraj.
O Comitê Internacional de Apoio à Guerra Popular na Índia (CIAGPI) saúda o camarada Keshava Rao, Basavaraj, Secretário Geral do CPI (Maoista), assassinado pelas forças repressivas do regime fascista de Modi, capacho do imperialismo, juntamente com 26 outros quadros maoístas na floresta de Abuijhmad, distrito de Narayanpur, Chhattisgarh, no dia 21 de maio.
Esta é uma enorme perda para o Partido, o Exército Guerrilheiro Popular de Libertação, o proletariado e as massas da Índia envolvidas na guerra popular, para o Movimento Comunista Internacional, para os proletários, os explorados e os povos oprimidos do mundo.
O camarada Basavaraj foi o fundador do Exército Guerrilheiro Popular em 2000 e liderou como Comandante as ações mais importantes da guerra popular nos últimos anos, desferindo golpes audaciosos contra o regime reacionário indiano e o imperialismo. Seu papel na formação das Bases Guerrilheiras e no nascimento das Organizações do Poder Popular foi crucial.
Basavraj tornou-se o secretário-geral do Partido em 2018. Ele foi formado pelo Partido e pelas massas, sempre dando um exemplo extraordinário de bravura, sabedoria e determinação. Ele foi um mestre da Guerra Popular e deu sua vida pela revolução.
Ele nunca será esquecido!
O regime indiano de Modi assassinou os camaradas como parte da ‘Operação Kagaar’, uma campanha genocida de repressão, massacres, prisões, bombardeios e devastação sobre o povo, particularmente as massas mais oprimidas e exploradas, os Adivasis, etc., dentro de um plano que visa exterminar a Guerra Popular e o Partido que a lidera até março de 2026.
Agora eles gritam vitória, mas as massas indianas e o Partido sabem como responder a esse ataque com estratégias e táticas adequadas, fortalecendo e ampliando a resistência e a mobilização das massas.
O Comitê já havia lançado uma campanha de solidariedade e apoio internacionalista de um ano, realizando uma primeira semana de ação bem-sucedida de 7 a 12 de abril.
A morte do camarada Basavraj nos convoca, também em sua honra e nome, a multiplicar nossos esforços para que esta campanha seja ainda mais forte e ampla e contribua para desferir duros golpes contra o regime indiano e o imperialismo; ainda mais porque está intrinsecamente ligada à solidariedade internacional com o povo palestino, que enfrentam heroicamente o plano genocida de Israel e do imperialismo – Netanyahu é apoiado de todas as formas pelo reacionário regime de Modi – e faz parte da luta do proletariado e dos povos contra a guerra imperialista.
Honrar em todas as formas o camarada Basavraj!
Intensificar a mobilização e as ações contra a Operação Kagaar, pela libertação dos prisioneiros políticos na Índia!
Ampliar o apoio à Guerra Popular na Índia e ao Partido Comunista da Índia (Maoista), como importante ponto de referência internacional para a luta de libertação dos povos oprimidos pelo imperialismo, pela revolução proletária mundial, socialismo e comunismo!
CIAGPI
csgpindia@gmail.com
25 de maio de 2025